Microsoft compra Skype em transação bilionária

Microsoft compra Skype

Microsoft compra Skype

Com a compra do Skype pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões anunciada na manhã desta terça (10), surge a dúvida sobre como as duas empresas vão integrar seus produtos e serviços e se isso beneficiará os consumidores. O console XBox e o sistema para celulares Windows Phone devem ser os primeiros a utilizar os recursos de chamadas pela internet da companhia recém-comprada.

Mais de 663 milhões usam o Skype no mundo: é uma das plataformas de comunicação na internet de maior sucesso atualmente. O serviço de chamadas gratuitas por voz e vídeo tem cerca de 170 milhões de usuários ativos mensalmente. O objetivo da Microsoft é utilizar essa “popularidade” do serviço em seus produtos.

Leif-Olof Wallin, vice-presidente de pesquisas do Gartner, vê uma boa sintonia entre as duas empresas. “O grande risco, no entanto, é que a Microsoft imponha muitos processos e governança ao Skype e acabe reduzindo a inovação e criatividade da empresa”, afirmou.

Estão na “linha de frente” do uso do Skype os consoles Xbox e Kinect, além da rede que conecta jogadores, a Xbox Live. Eles ganhariam um serviço de chat por voz e vídeo mais estável do que solução atual. Segundo Fernando Lima, analista de mercado software da IDC, foi esse diferencial da ferramenta Skype, que é “realizar chamadas de áudio e vídeo com ótima qualidade”, que pesou na aquisição.

Em seguida, vem o Windows Phone, sistema para celulares da Microsoft que ainda não deslanchou. Com o aplicativo de chamadas pela internet, a empresa teria melhores condições de competir com o FaceTime da Apple e o Google Voice.

Wallin destaca a marca do Skype e a presença forte no mercado como fatores que, integrados da forma correta, têm potencial para alavancar as plataformas da Microsoft. “O Xbox e Windows Phone podem atingir novos patamares”, explica.

É possível imaginar que a videoconferência do Skype seja integrada ao Windows Live Messenger, programa de mensagens instantâneas da Microsoft. O sistema operacional Windows e o pacote Office também entram nessa “fila”. “Com o passar do tempo, a integração com produtos Office provavelmente acontecerá”, projeta o analista do Gartner. O Outlook, principalmente, pode se transformar numa ferramenta mais completa de comunicação para profisisonais com a adição das chamadas por vídeo e voz.

Numa mensagem publicada em seu blog oficial, o Skype garante que continuará dando suporte para produtos fora da plataforma Microsoft. Aplicativos para iPhone e Android, além da versão do programa para Mac, devem ser mantidos.

Por: UOL Tecnologia

Anúncios
Esse post foi publicado em Tecnologia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s