Curiosidades sobre HANNA-BARBERA

Hanna-Barbera

Personagens de Hanna-Barbera

Logo de início, uma curiosidade interessante sobre a dupla Hanna e Barbera: Hanna era engenheiro e Barbera, banqueiro.

Você faz idéia de quanto tempo durou a parceria entre William Hanna e Joseph Barbera? Anote aí: foram 60 anos de trabalho.

William Hanna e Joseph Barbera se conheceram em 1937 e já em 1939 trabalhavam juntos nos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer.

Na década de 1940, a dupla enviou alguns desenhos para a apreciação de ninguém menos que Walt Disney. O furão Disney prometeu viajar a Nova York só para contratá-los, mas não nunca deu as caras.

O primeiro desenho criado por Hanna e Barbera foi Tom e Jerry. A dupla surgiu em um desenho para cinema chamado Puss Get the Boot, exibido em 1940.

O desenho Puss Get the Boot fez um sucesso tão estrondoso e teve uma aceitação tão grande que recebeu 22 indicações ao Oscar, ganhando sete.

Puss Get the Boot elevou o gato Tom e o rato Jerry à categoria de astros. Jerry participou de um filme com Gene Kelly chamado Marujos do Amor (título no Brasil) e Tom fez participação em Salve a Campeã.

Você sabia que, no início, Tom e Jerry se chamavam Jasper e Jinx?

A Hanna-Barbera foi fundada em 1944, mas só começou a produzir desenhos para a TV a partír de 1957. O primeiro desenho foi Jambo e Ruivão.

O segundo desenho criado por Hanna-Barbera foi Dom Pixote. A ele se seguiram Plic e Ploc, Zé Colméia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loo. Eram todos desenhos de curta duração. Os de longa duração só passaram a ser criados mais tarde.

Uma curiosidade: Zé Colméia e Catatau surgiram como personagens do show de Dom Pixote (The Huckleberry Hound Show) e só mais tarde ele teria uma série própria. O mesmo ocorreu com o trio Plic, Ploc e Chuvisco.

Os desenhos Bibo Pai e Bob Filho e Olho Vivo, Leão da Montanha e Faro Fino surgiram no final dos anos 50 como personagens secundários da série Quick Draw McGraw Show, o show do Pepe Legal.

Você sabia que o nome do cachorro Scooby-Doo foi inspirado no refrão de uma música de Frank Sinatra chamada Strangers in the Night? Sinatra cantava “do-be-do-be do”, “do-be-do-be do”…

O primeiro desenho a fazer sucesso no horário nobre norte-americano foi Os Flintstones, criado pela HB em 1960.

No início, Os Flintstones era direcionado ao público adulto. Os personagens costumavam aparecer fumando e o desenho era utilizado para fazer merchandising dos cigarros Winston.

Na verdade, Os Flintstones é um dos desenhos de maior popularidade da história da animação. Só para se ter uma idéia, ele foi dublado em 22 idiomas e exibido em 80 países.

Os Flintstones foi também o primeiro desenho com 30 minutos de duração da HB e também o primeiro a ser exibido em horário nobre nos Estados Unidos.

Ainda sobre os Flintstones: a série gerou duas outras séries de animação, a primeira contando as aventuras de Bambam e Pedrita (para quem não lembra, eram os filhos e Barney e de Fred) na juventude.

Os Flintstones também geraram dois filmes para o cinema.

Inspirados no sucesso de Os Flintstones, a dupla HB criou outros desenhos com personagens formados por núcleos familiares, só que em outros contestos e épocas. Foram eles Os Jetsons e Os Muzzarellas.

Personagens que tocavam instrumentos e faziam parte de grupinhos musicais eram muito comum nos desenhos de Hanna-Barbera. Ou você não se lembra da bandinha de Butch Cassidy? Ou dos grupos musicais de Tutubarão, Josie e as Gatinhas, Os Impossíveis, Charlie Chan…??

A popularidade de alguns personagens fez com que eles aparecessem em mais de uma série de desenhos. É o caso de Zé Colméia. Além de protagonizar sua própria série, Zé Colméia foi um dos principais personagens de A Arca do Zé Colméia e Corrida Espacial.

É difícil definir qual o melhor desenho dos estúdios HB, mas podemos apontar alguns considerados clássicos: Scooby Doo, Os Jetsons, Zé Colméia, Tom & Jerry, Corrida Maluca, Manda-Chuva, Space Ghost e Josie e as Gatinhas.

Os desenhos transformados em filmes com personagens de carne e osso foram Os Flintstones, Scooby Doo, Josie e as Gatinhas, Zé Colméia e Os Smurfs. Nos dois últimos, os personagens principais foram criados em computador. Em Scooby Doo, o único personagem em computação gráfica foi Scooby.

Por falar em Scooby Doo, você sabe qual a raça dele? Scooby é um cão da raça dogue alemão.

No total, os estúdios Hanna-Barbera criaram 600 personagens.

Nos anos 1990, os estúdios de Hanna e Barbera foram comprados pela Turner Enterprises, empresa do magnata Ted Turner. A Turner reúne canais de TV como CNN, TNT e Cartoon Network.

Hoje, a HB e a Cartoon Network pertencem a Warner Bros, empresa dona de clássicos da animação como Pernalonga e Patolino.

Fonte: Mais que curiosidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s