Pessoa mais velha do mundo é brasileira

guinness pessoa mais velha do mundo

Dona Maria - Oficialmente a mais velha

A mineira Maria Gomes Valentim acaba de entrar para o livro Guiness dos recordes como a pessoa mais idosa do mundo, ela nasceu em 09 de julho de 1896 tem portanto 114 anos e é 48 dias mais velha que a então dententora do recorde a americana Besse Cooper.

A idosa atribui a longevidade a uma alimentação saudável, com pão, café e frutas pela manhã e às vezes leite com linhaça. De vez em quando gosta de tomar um vinhozinho e comer uma boa feijoada. Conhecida como vó Quita, ela disse que seu pai também viveu até os 100 anos.

Dona Maria nasceu em Carangola Minas Gerais onde vive até hoje, casou-se em 1913, ficou viúva em 1946 e atualmente sobrevive com uma pensão de R$ 545,00. Teve um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos.

O editor-chefe do Guinness World Records, Craig Glenday, notou que esse era o primeiro caso de pessoa mais velha do mundo vindo do Brasil a ser confirmado. A publicação já recebeu várias alegações de brasileiros que seriam os mais velhos do mundo, mas a falta de evidências e de documentação impedia que o livro ratificasse a informação dos candidatos.

O Guinness afirma que 95% das alegações de pessoas que dizem ter 115 anos ou mais mostram-se falsas ou impossíveis de se documentar. A publicação ressalta que certidões de nascimento expedidas muito posteriormente ao nascimento não são provas aceitas da data.

Um gerontologista que presta consultoria ao Guinness, Robert Young, explicou que as pessoas devem ter uma certidão emitida até 20 anos após o nascimento, para esta ser considerada válida. Além disso, é preciso provar que a pessoa viva atualmente é a mesma da certidão original.

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s